quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jubileu de Ouro Crea-DF



Jubileu de Ouro
Em junho de 2011, convidamos você para comemorarmos, juntos, os 50 anos do Crea do Distrito Federal


Logo 50 anos_site.jpgCom a criação do território do Distrito Federal, engenheiros, arquitetos, agrônomos e técnicos de todos os cantos do Brasil aqui aportaram e deram início à grande epopéia da construção da nova capital.

Aos 30 de junho de 1961, era criado o Crea do Distrito Federal,sob a designação de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - 12ª Região, cuja jurisdição abrangia o Distrito Federal e o estado de Goiás.

Naquele junho de 1961, a cerimônia solene de fundação e de posse do presidente e conselheiros do Crea da 12ª Região foi dirigida pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) à época, engenheiro civil José Hermógenes Tolentino de Carvalho, e aconteceu no auditório da Escola Parque, em Brasília. O primeiro presidente do Crea da 12ª Região foi o engenheiro civil Inácio de Lima Ferreira.

Em 1968, o Crea-GO foi desmembrado do Crea-DF. A Resolução nº 170 instituiu, em definitivo, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás e, por consequência, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal.

Inicialmente instalado na Asa Norte, o Crea-DF funcionou durante vários anos em prédio próprio, situado no Setor Comercial Local da SQS 302. Só em 1981 passou a funcionar na atual sede, localizada na Asa Sul, no SGAS Quadra 901 Conjunto D, em Brasília.

Hoje, após duas gerações, conforma-se no âmbito do Crea-DF um contingente de 40 mil profissionais, que atuam e protagonizam o desenvolvimento dessa destacada região do país, onde a força propulsora da Engenharia e da Arquitetura sublinha a atuação da Agronomia no pujante cinturão verde que se insere a capital do país.

Com muita satisfação, convidamos você e todos os profissionais do Brasil, bem como os profissionais pioneiros que migraram para construir a capital federal, para comemorarmos, juntos, no mês de junho de 2011, os 50 anos do Crea do Distrito Federal.

Logomarca comemorativa

A logomarca comemorativa do jubileu de ouro do Crea-DF, criada pelo arquiteto Moraes de Castro, traduz a modernidade da capital federal. Num contexto de representação da esperança de toda a nação, utilizando o azul do Sistema em fundo dourado, e buscando inspiração nas curvas poéticas das colunas do Palácio da Alvorada, a logo dos 50 anos do Conselho apresenta, de forma singela e impactante, o espírito do desbravador e a confiança no futuro.

Crea-DF 50 anos: Afirmação profissional a serviço da sociedade.

Fonte: Boletim online do Crea-DF
Edição nº 017 | Ano 2011
Assessoria de Comunicação do Crea-DF