Conquistamos a oportunidade de sediar a Copa de 2014. Agora, para fazer jus a essa conquista, precisamos arrumar a casa. Na 66ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Manaus, profissionais e estudantes cientes dos novos desafios, discutem no Fórum Jovem o tema “Inovação Tecnológica na Copa de 2014”.
Na pauta das discussões está a busca de soluções para problemas dos mais triviais aos mais complexos como mobilidade urbana e telecomunicações, entre outros. Tudo isso visando à sustentabilidade.
Para o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, quando o assunto é mobilidade os custos são realmente altos, mas não há outra solução a não ser expandir o sistema de transporte público do país, principalmente aumentando as rotas dos metrôs. “Londres tem sete milhões de habitantes e cerca de 400km de metrô. São Paulo tem 14 milhões de habitantes e 87Km”, compara Túlio de Melo ressaltando que o Brasil precisa melhorar muito o sistema de transporte público.
Se em 1970, na Copa do México, a grande novidade foi a transmissão ao vivo dos jogos para todo o planeta, em 2014, o mínimo será a transmissão em alta definição em larga escala. Isso inclusive é uma das exigências da Fifa. Além da alta definição, a Copa deverá ser também da web, tornando possível que todas as pessoas assistam aos jogos pela televisão, celular ou computador, de preferência sem falhas.
O Fórum Jovem acontece nos dias 3 e 5 de dezembro, com a presença de representantes dos Creas-Jr de todo o país.
Aryana Aragão
Assessoria de Comunicação do Confea
Fonte: CONFEA